26/08/2014 09:51

Tributo à capoeira do Recôncavo encerra programação do Agosto da Capoeira

Após um mês de atividades diversificadas, a primeira edição do Agosto da Capoeira chega ao fim neste final de semana com rodas de capoeira e oficinas gratuitas no Forte da Capoeira, no Santo Antônio Além do Carmo. Quem dará início à programação na quinta-feira, 28 de agosto, será o Mestre Moraes. Sob seu comando, irá acontecer, às 11h, uma roda de capoeira com convidados especiais.

Nos próximos dois dias, 29 e 30 de agosto, a capoeira do Recôncavo será homenageada por um de seus maiores representantes - Mestre Lua Rasta. Na sexta, às 9h, ele irá ministrar uma oficina de produção de atabaques e à noite, às 19h30, haverá uma grande roda de capoeira com convidados.

O encerramento do projeto será com um tributo aos Mestres do Recôncavo, com a presença dos mais antigos deles, Mestres Felipe e Carcará, e com a nova geração, representada pelos Mestres Adó e Ivan. Serão rodas de capoeira, além de oficinas de caxixi, maculelê e de produção musical.

AGOSTO DA CAPOEIRA – Este é apenas o ano de estreia deste importante projeto, que pretende entrar para o calendário de eventos da cidade, elegendo agosto como o mês da capoeira, no intuito de atrair a atenção para esta arte e sua necessidade de valorização.

A capoeira ganhou uma maratona de atividades, divididas em quatro grandes momentos comandados, consecutivamente, por Mestre Sabiá, Mestre Tonho Matéria, Mestre Nenel e Mestre Lua Rasta. Também ministraram atividades, durante a programação, os mestres Gajé, Itapoan, Bamba, Geni, Curió, Jogo de Dentro e o respeitado mestre João Grande, que veio de Nova Iorque especialmente para participar do encontro. Já os debates tiveram as participações dos historiadores Carlos Eugênio, Antônio Liberac e Jair Moura.

A programação contou com atividades diversificadas que, de alguma maneira, debateram ou colocaram em primeiro plano a necessidade de fortalecimento da capoeira como elemento de identidade da cultura baiana e brasileira. O evento é uma realização do Projeto Mandinga - Associação Integrada de Educação, Arte, Esporte e Cultura, representada por Mestre Sabiá, e do Governo do Estado, através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), e produção da Pau Viola Produções Artísticas.

QUINTA :: 28 de AGOSTO

11h – Roda – Mestre Moraes e convidados

SEXTA :: 29 de AGOSTO

MERCADOR DE INSTRUMENTOS - MESTRE LUA RASTA

09h - MERCADOR DE INSTRUMENTOS – oficina de atabaques onde será ensinada a arte de produzir esse instrumento. Oficina Mestre Lua Rasta

19h30 - Termina com uma grande roda com convidados.

SÁBADO :: 30 de AGOSTO

TRIBUTO AOS MESTRES DO RECÔNCAVO - MESTRE LUA RASTA

09h30 - Oficina de Caxixi com Mestre Ivan

11h30 - Oficina de Maculelê com Mestre Adó

14h30 - Griô com o Mestre Felipe que falará também das suas músicas

16h00 - Roda com todos os participantes e convidados.