Notícias

11/09/2014 17:36

Seminário Nacional debaterá protagonismo da mulher na cultura

?Gestoras públicas, acadêmicas, artistas e agentes políticas de todo o país estarão reunidas em Salvador





De 28 a 31 de outubro, a capital baiana, Salvador, receberá agentes de todo o Brasil para o Seminário Nacional Mulher e Cultura (SNMC), no qual debaterão as ações e os espaços de visibilidade das mulheres em alguns segmentos da Cultura. Realização da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado, em parceria do Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Seminário trará mesas de debate, apresentações culturais e rodas de diálogo, tendo como principal objetivo fortalecer as ações culturais realizadas por mulheres ou sobre mulheres, além de promover reflexões e debates sobre a temática. O Seminário será aberto no dia 28 de outubro (terça-feira), no Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), a partir das 19h e as inscrições (gratuitas) começam nesta segunda (15), por internet.

O Seminário será um espaço de convivência e troca de experiências acadêmicas, artísticas e culturais, a partir da interação entre diferentes agentes femininos de cultura do Brasil, tendo como finalidade o fortalecimento de uma rede de articulação feminina em todo país. É voltado para mulheres que apresentem atuação na temática cultural e perspectivas enquanto multiplicadoras, que tenham militância no segmento ou desenvolvam pesquisa sobre o tema central do evento e os transversais. A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas e será feita – EXCLUSIVAMENTE – pela internet, no hotsite do evento (www.fpc.ba.gov.br/mulherecultura ), no período de 15 a 22 de setembro.

? Para garantir a presença de mulheres de todo o país, a produção do evento custeará passagens e hospedagens, conforme ?seleção da Comissão de Inscrição do Seminário.

As Mesas de Debates terão como temas: "Mulher: Tradição e Contemporaneidade", "Mulheres da Cultura", "Mulher, Cultura e Comunicação", "Mulheres e Conhecimentos Tradicionais" e "Cultura e Contemporaneidade", de 29 a 31 de outubro. Neste último dia, serão realizadas ainda as Rodas de Diálogos, com temas que ampliam as discussões centrais. Dentre as convidadas, estão a yalorixá, Beatriz Moreira Costa, a Mãe Beata de Yemanjá (RJ), a indígena do povo Omágua/Kambeba, mestra e escritora, Marcia Kambeba (PA), a jornalista e diretora do Coletivo Intervozes, Beatriz Barbosa (BSB), a doutora em Literatura Comparada da UERJ, Fernanda Felisberto e a integrante da Brigada de AudioVisual do Coletivo Nacional de Cultura do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Ana Chã (SP).

Histórico





Ao adotar como um de seus princípios a igualdade e o respeito à diversidade, o II Plano Nacional de Políticas para Mulheres registrou que a promoção da igualdade de direitos entre mulheres e homens requer respeito e atenção, dentre outros aspectos, à diversidade cultural. Nesta linha, a SecultBA vem implementando os debates sobre mulher e cultura desde a IV Conferência Estadual de Cultura, que possibilitou discussões segmentadas sobre a temática. Além disto, em 2013, foi realizada a I Conferência Setorial de Mulher e Cultura, que encaminhou para encontro nacional demandas específicas do setor e articulou a formação de um grupo de debate para dialogar juntamente com os órgãos, as proposições de demandas.

Entretanto, no universo ampliado das manifestações culturais, a presença da mulher, apesar de visível e marcante, nem sempre é devidamente valorizada. O Seminário Nacional Mulher e Cultura reforça a proposta da criação de um espaço de interação entre diferentes agentes femininos de cultura do Brasil. Mais do que ampliar o espaço de diálogo, este Seminário destaca a relevância do debate sobre a participação feminina nos diversos espaços governamentais e de consulta; fortalece as discussões dos segmentos através das mesas temáticas e otimiza a criação de estratégias para divulgação e fortalecimento das ações em rede.

Além dos debates, o Seminário Nacional Mulher e Cultura contará também com apresentações culturais femininas – música, teatro, recitais -, espaços de leitura, com a Biblioteca Móvel, ao longo da programação, que será encerrada com show na Praça Tereza Batista – Pelourinho. Paralela às atividades, acontecerá também, nos dias 28 e 29, a Mostra de Filmes "Mulheres, Cultura e Contemporaneidade", na Sala Walter da Silveira, gratuitamente. Toda a programação do SNMC poderá ser consultada no endereço http://www.fpc.ba.gov.br/mulherecultura, a partir de onde também serão transmitidos os debates.

SERVIÇO

O que: Seminário Nacional Mulher e Cultura - SNMC

Quando: 28 a 31 de outubro de 2014

Onde: Complexo Cultural dos Barris

Gratuito



PROGRAMAÇÃO





1º dia | Seminário Nacional Mulher e Cultura

28 DE OUTUBRO (TERÇA-FEIRA)

Local: Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado (Barris)




19h: SOLENIDADE DE ABERTURA

20h - Apresentação Teatral "Vozes Negras" (Bando de Teatro Olodum)



2º dia | Seminário Nacional Mulher e Cultura

29 DE OUTUBRO (QUARTA-FEIRA)

Local: Sala Walter da Silveira

8h CREDENCIAMENTO

10h CONFERÊNCIA DE ABERTURA

Tema: Mulher: Tradição e Contemporaneidade

A linha evolutiva da atuação das mulheres. A expansão da presença feminina de forma ativa, não somente nas expressões artísticas e meios de comunicação tradicionais, como também no âmbito das novas tecnologias de informação, nas lutas políticas e sociais.




14h – MESA DE DEBATE 01

Tema: Mulheres da Cultura

Trajetórias de mulheres em diferentes regiões do país, realizadoras e empreendedoras em cultura que alcançaram visibilidade e notoriedade nacional e internacional por suas produções.

3º dia | Seminário Nacional Mulher e Cultura

30 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA)

Local: Sala Walter da Silveira




8h - MESA DE DEBATE

Tema: Mulher, Cultura e Comunicação

Levantar a temática do protagonismo da mulher em meio às variadas expressões culturais nos veículos midiáticos de massa, além de abordar o diferencial desta contribuição para o universo da comunicação contemporânea.

14h MESA DE DEBATE

Tema: Mulheres e Conhecimentos Tradicionais

O debate trará a contribuição feminina na manutenção e transmissão de conhecimentos tradicionais culturais, tais como o manejo de recursos naturais e a manifestação da oralidade. Serão expostos exemplos da diversidade de origens e formação dessas mulheres, que contribuem para a preservação do patrimônio cultural imaterial do país.

4º dia | Seminário Nacional Mulher e Cultura

31 DE OUTUBRO (QUARTA-FEIRA)

Local: Sala Walter da Silveira




8h - MESA DE DEBATE

Tema: Cultura e Contemporaneidade

Promover diálogo sobre a contribuição feminina na construção do ideal contemporâneo, a partir dos pontos de vista diferenciados de mulheres que desafiaram o tempo e seus contextos políticos.

RODAS DE DIÁLOGOS - 14h

Local: 3º andar da Biblioteca Pública do Estado (Barris)



?Temas:?


Mulheres nas artes contemporâneas
Ações feministas nas Comunicações
Experiências feministas na cultura e saberes tradicionais
Relatos de Feminismos e Sexualidades
Feminismos e Corporalidades

19h - Show de Encerramento na Praça Tereza Batista (Pelourinho)

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.