23/09/2014 17:28

Confira a programação cultural do Pelô de 24 a 30 de setembro

Mokhtar12?O baterista e percussionista senegalês Mokhtar Samba é uma das atrações desta semana no Pelourinho

O roteiro da diversão no Pelô continua movimentado durante os últimos dias de setembro, com festas que celebram tradições culturais e shows que mostram os diferentes lados da musicalidade baiana. Entre os destaques da semana, estão os shows de Mokhtar Samba, BaianaSystem e Igor Reis, o evento Conexões Hip-Hop, e festejos de São Cosme e Damião, que ganham mais energia com o caruru beneficente realizado pela cantora Sarajane, que tem Margareth Menezes entre os convidados, e ainda o tradicional Caruru do Bloco Alvorada no domingo. A programação é promovida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

Nesta quarta-feira (24), o internacionalmente consagrado baterista e percussionista senegalês Mokhtar Samba realiza um espetáculo musical ao lado de convidados como Saulo Fernandes e Márcio Vitor, buscando mostrar os ritmos musicais das diferentes Áfricas, como também outras vertentes da música percussiva. O show acontece no Largo Tereza Batista, 20h. Ingressos R$ 20.

Na quinta-feira (25), a cantora Sarajane convida para a sétima edição do Caruru beneficente da Acasa (Associação Criança na Arte Sarajane), no Largo Tereza Batista, 18h. A programação conta com as participações de Margareth Menezes, Ninha e Jota Velloso. Ingressos R$ 20. No Largo Pedro Archanjo, 20h, a diversão é garantida com o Bocket Show, espetáculo que recria um programa nos moldes da Era do Rádio, e faz paródia das radionovelas de sucesso no Brasil das décadas de 50 e 60 e de anunciantes da publicidade atual.

A noite de sexta-feira (26) vai ser agitada a partir das 21h. No Largo Tereza Batista, o reggaeman Sine Calmon promove, com a sua banda Morrão Fumegante, mais uma edição do projeto Sexta Reggae no Pelô. Ingressos R$ 20. No Largo Pedro Archanjo, o cantor e compositor Raimundo Sodré apresenta seu novo show, Os Girassóis de Van Gogh, mostrando o repertório do seu próximo disco, já em fase de produção. Entrada franca. Já no Largo Quincas Berro D’Água, o cantor, compositor e instrumentista Rá Nascimento traz um show recheado com sucessos da MPB, onde passeia por variados ritmos e canções de compositores consagrados. Entrada franca.

O sábado (27) conta com as apresentações de alguns dos principais expoentes da nova geração do cenário musical contemporâneo. No Largo Tereza Batista, 20h, o grupo Os Agentes promove o Conexões Hip-Hop, com o lançamento do CD A Cor do Futuro do rapper goiano Gasper, as participações das bandas Soul Negro e A Rua se Conhece, além das intervenções poéticas do Grupo Ágape. Ingressos R$ 10 e R$ 5. No Largo Pedro Archanjo, 21h, tem a BaianaSystem, banda que revigorou o som da guitarra baiana e vem se destacando com referências de diversos estilos musicais e um trabalho conceitual diferenciado. Ingressos R$ 20. A banda Efeito Manada faz show gratuito no Largo Quincas Berro D’Água, 21h. No repertório, canções autorais, além de covers de bandas e artistas consagrados no rock.

O domingo (28) se torna ainda mais gostoso no Pelô com o 35º ano do tradicional Caruru do Alvorada, bloco de samba que celebra a cultura de matriz africana. O evento acontece no Largo Pedro Archanjo, 15h, e conta com as apresentações dos grupos Bambeia, Negros de Fé e Relicário, além de Arnaldo Rafael (Tempero do Samba), Gal do Beco, Aloísio Menezes, Valdélio França, Marco Poca Olho (Samba Tororó) e outros. O ingresso pode ser trocado por 1 pacote de 400g de leite em pó.

No Largo Pedro Archanjo, 15h, a festa do Bloco Afro Olodum celebra a Primavera dos Povos Africanos, com sua inconfundível e tradicional banda percussiva. Ingressos R$ 30. Já no Largo Quincas Berro D’Água, 16h, o samba de raiz tem destaque no show de Neto Balla. Ingressos R$ 20.

Mais Pelô

A última terça-feira da benção do mês encerra setembro com bastante música. As apresentações do dia 30 são gratuitas. No Largo Quincas Berro D’Água, 20h, o Bloco Carnavalesco Cartão Postal promove uma mistura com as bandas Reflexus, Reggae do Pelô, Roma Negra, e 3º Mundo. No Largo Pedro Archanjo, 21h, o arrocha ganha o palco e a pista de dança, com a cantora Kelly Cristina. E no Largo Tereza Batista, Igor Reis apresenta ao público a musicalidade da Trova Nova, um paralelo entre a forma de expressão dos antigos trovadores e sua própria maneira de expressar-se enquanto cantador. Participações especiais de Paulo Prezes e Marcos Clement.

Mokhtar Samba

Onde: Largo Tereza Batista

Quando: 24 de setembro, às 20h.

Quanto: R$ 20

XII Caruru da Associação Criança na Arte Sarajane – Sarajane, Margareth Menezes, Ninha, Jota Velloso

Onde: Largo Tereza Batista

Quando: 25 de setembro, às 18h.

Bocket Show

Onde: Largo Pedro Archanjo

Quando: 25 de setembro, às 20h.

Sine Calmon & Morrão Fumegante

Raimundo Sodré

Rá Nascimento

BaianaSystem

Onde: Largo Pedro Archanjo

Quando: 27 de setembro, às 21h.

Quanto: R$ 20

Conexões Hip-Hop – Os Agentes e Mc Gasper

Onde: Largo Tereza Batista

Quando: 27 de setembro, às 20h.

Quanto: R$ 10 e R$ 5

Efeito Manada

Onde: Largo Quincas Berro D’Água

Quando: 27 de setembro, às 21h.

Ensaio do Bloco Afro Olodum

Onde: Largo Tereza Batista

Quando: 28 de setembro, às 14h.

Quanto: R$ 30

Caruru do Bloco Alvorada

Onde: Largo Pedro Archanjo

Quando: 28 de setembro, às 15h.

Quanto: 01 pacote de leite de 400gr

Neto Balla

Onde: Largo Quincas Berro D’Água

Quando: 28 de setembro, às 16h.

Bloco Carnavalesco Cartão Postal

Onde: Largo Quincas Berro D’Água

Quando: 30 de setembro, às 20h.

Kelly Cristina

Onde: Largo Pedro Archanjo

Quando: 30 de setembro, às 21h.

Igor Reis e Banda

Onde: Largo Tereza Batista

Quando: 30 de setembro, Às 21h.