Notícias

21/10/2014 15:03

Seminário Nacional terá debates e diversas artes para o público

ATO

Música, cinema, teatro, moda, livros, fotografia e

artesanato integram a programação.




De 28 a 31 de outubro, o Seminário Nacional Mulher e Cultura (SNMC) será ponto de encontro de mulheres de todo o Brasil, que participarão de debates, rodas de diálogo e de intervenções artísticas variadas no Complexo Cultural dos Barris. A música estará presente em toda a programação, começando com o pocket show da musicista pernambucana Laila Rosa, na abertura do evento, dia 28 (terça-feira), a partir das 19h. Neste dia, haverá também o recital "Vozes Negras", que reunirá atrizes do Bando de Teatro Olodum em apresentação inédita que falará de amor, resistência e afirmação.

No segundo dia (29), às 11h30, a atriz de Iléa Ferraz (RJ) fará o monólogo musical, "Cheiro da Feijoada", que trata da origem da feijoada e revela a importância da presença do afro descendente, na formação da cultura brasileira. No dia 30 (quinta-feira), às 11h40, o público conhecerá o ativismo feminino no hip-hop, com a apresentação do Grupo ELO, de Vitória da Conquista, na Sala Walter da Silveira, encerrando as atividades da manhã. Já no dia 31 (sexta-feira), às 11h30, a escadaria da Biblioteca Pública será palco para o Ato artístico cultural que terá como tema a reescrita da cultura a partir dos protagonismos e enfrentamentos das mulheres em sua diversidade, com a participação do Feminária Musical – grupo de pesquisa e experimentos sonoros da UFBA e do Ubuntu – grupo percussivo feminino que mistura bases rítmicas malinkés (África) com elementos da MPB.

Além da música, a Biblioteca Pública receberá, nos quatro dias, estandes de moda, com a estilista Mada Negrif, de bio-artesanato, com a Preta Brasil, de produtos de beleza e estética, com o coletivo sócio-empresarial Magia Azeviche e de livros, com a participação da Editora da Ufba (Edufba), da Diretoria do Livro e Leitura da Fundação Pedro Calmon (DLL/FPC) e da Kitabu - Livraria Negra (RJ). Na literatura, haverá ainda, dia 30 (quinta-feira), às 18h, no foyer da Biblioteca, sessão de autógrafos com as escritoras Linda Rubim (BA), Rachel Moreno (SP) e Vanda Machado (BA). O público poderá conferir ainda a exibição de filmes "Mulher, Cultura e Cinema", na sala Walter da Silveira, dias 29 e 30/10, às 19h.

De 28 a 31, no foyer da Biblioteca Pública, a fotografia também estará presente, com a exposição "Lembranceiras, imaginário e realidade", da fotógrafa Iêda Marques, que traz relatos da vida no sertão, as culturas itinerantes, lembranças cambiantes e a dura realidade do povo. Na exposição, a artista convida o público para uma viagem na cultura e nos diversos sentimentos do povo. Dia 31 (sexta-feira), encerrando o Seminário, as cantoras baianas Juliana Ribeiro, Savannah Lima e Gal do Beco farão show musical gratuito em homenagem às mulheres do samba brasileiro, na Praça Tereza Batista – Pelourinho, a partir das 19h.

O SNMC é uma realização da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura – Bahia, com parceria do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM), da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), da Secretaria de Comunicação (SECOM-BA) e da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE). Toda programação pode ser consultada no site da Fundação, no endereço www.fpc.ba.gov.br.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.