Notícias

03/11/2014 11:04

Música negra é destaque no Pelourinho em novembro

Conhecido como o berço cultural da música afro-baiana, o Pelourinho celebra o mês da Consciência Negra com nomes históricos do cenário nacional e com artistas locais que vem fortalecendo o gênero afro e a identidade do povo de Salvador, segunda cidade mais negra do mundo. Até o final de novembro, entre shows, apresentações culturais, e ensaios de blocos carnavalescos, acontecerão nos largos do Pelourinho quase 80 eventos, sendo mais de 60 ligados à cultura negra, com muita black music, samba, reggae, hip-hop, música afro e suas vertentes. Riachão, Dudu Nobre, Cortejo Afro, Gabi Guedes, Bankoma, Olodum, Didá, DaGanja, e Dão & a Caravana Black são alguns dos nomes presentes na programação promovida e apoiada através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da SecultBA.

As homenagens ao mês da Consciência Negra começaram na noite do último sábado (01), com as apresentações de Negro Davi, Performáticos Quilombo e do grupo Amizade Partidária. Ainda nesta primeira semana, a programação tem destaques como Silas Giron, Riachão, Margareth Menezes, e Sine Calmon. Além das apresentações musicais que continuam até o final do mês, novembro também marca o início da temporada de efervescência dos ensaios dos blocos afro, começando na quarta-feira (05), com o Bankoma, que trará convidados especiais para todas as edições que realizará do Encontro Mauanda em novembro. Duda, vocalista da banda Diamba, e o cantor Lutte participam da primeira noite. Os ensaios esquentam a expectativa dos baianos para os tradicionais desfiles de carnaval dos blocos afro, apoiados pela SecultBA através do projeto Ouro Negro.

A programação terá o seu principal momento em 20 de novembro, festejando o Dia da Consciência Negra. Para comemorar, as atrações da noite, distribuídas entre as ruas e os largos do Pelourinho, serão Afoxé Filhas de Ghandy, Maracatu Santo Antônio, Gabi Guedes, Dão, Bankoma, Samba Chula de São Brás e Sambatrônica.

Os últimos dias de novembro também vão continuar celebrando a cultura negra e a diversidade, com variadas apresentações artísticas. Confira AQUI a programação completa do mês de novembro no Pelô.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.