09/01/2015 18:24

Projeto Mulher e mestra: memórias de dona Lindú é aprovado pelo Edital de Culturas Populares

O Projeto Mulher e mestra: memórias de dona Lindú, que objetiva resguardar as manifestações da cultura popular do município de Pojuca-Bahia, foi aprovado pelo Edital de Culturas Populares. Tal projeto se baseará na catalogação de informações relativas ao festejo popular Boi Janeiro, ocorrente ao mês de Janeiro, sendo comandado pela figura da Mestra Dona Lindú, assim popularmente conhecida, bem como toda a sua batalha para manter viva as tradições e a memória de toda uma vida voltada para a representação cultural do município de Pojuca-Bahia com o objetivo de reunir, revitalizar e preservar informações. O Edital de Culturas Populares apoia propostas culturais protagonizadas por mestres, grupos e instituições que visem o fortalecimento das manifestações tradicionais populares voltadas à preservação, circulação, difusão e registro da diversidade cultural existente na Bahia.

A execução do projeto ocorreu através de quatro fases/etapas: na primeira, em reuniões foi organizado como seriam desenvolvidas as etapas seguintes. Na segunda etapa ocorreram pesquisas de campo, registros fotográficos, coleta de dados que serão de suma importância para a multiplicação e disseminação, através do Blog Informativo - alimentado para posteriores consultas e reconhecimento da cultura local. No terceiro momento ocorre a culminância do Cortejo do Boi Janeiro de Dona Lindú, ocorrente tradicionalmente no mês de Janeiro, mais precisamente no Dia de Reis, 06 de janeiro, nas principais vias do município de Pojuca até a Praça ACM, local este onde o evento é finalizado com o samba de viola que reuni cerca de 3.000 munícipes. O Projeto será finalizado com relatórios de execução, confecção de portfólio, edição de imagens e produção de audiovisual e atividades administrativas na última e quarta etapa.

A Mestra da Cultura local é símbolo de resistência popular, mãe, avó, mulher guerreira que, há oito décadas e até hoje, no auge dos seus 90 e poucos anos, comanda a alegria e o festejo que encerra o Terno de Reis, levando seu Boi Janeiro a uma marcante apresentação pelas ruas do município; figura importante e emblemática na representação dos 100 anos de Pojuca. É a segurança de que todos terão acesso aos feitos desta mobilização sociocultural, que há anos se reinventa e que deixa importante legado para todos: um Boi Janeiro autêntico que sobrevive em meio ao tempo e que exalta e identifica uma Mestra que todo ano conduz seu Boi, deixando de lado obstáculos da idade, do tempo e das memórias já perdidas durante todo o seu caminhar.

O objetivo do projeto é fazer com que a população de Pojuca conheça e possa se apropriar da cultura e tradição local imortalizando o Boi Janeiro de dona Lindú, através dos registros audiovisuais e referenciais disponibilizados no blog informativo: projetomemoriais.wix.com/memoriasdedlindu, no Facebook: Mestra Lindú e em CDs com os cânticos que identificam e simbolizam esta tradição presente na comunidade de Pojuca.

Confira alguns depoimentos sobre o projeto:

"Desde criança vi o boi janeiro de D. Lindú passar pelas ruas de Pojuca, e hoje com a visão de gestor cultural, sinto a necessidade de cada vez mais incentivar e valorizar essa manifestação cultural que representa a identidade do povo pojucano".

Ademir Souza (Coordenador de Cultura do Município de Pojuca)

"Encerrar os festejos em comemoração ao nascimento do menino jesus pra mim, é não deixar a fé de lado para iniciar um novo ano"

Maria de Lourdes (Moradora do Município de Pojuca)

"Eu sempre gostei de sair no boi de dona Lindú e este ano faço questão de confirmar minha presença no cortejo ao lado dela"

D. Rita (Moradora do município de Pojuca e participante atuante do boi janeiro de D. Lindú)

"Fico honrado e feliz, por ter tido a oportunidade de levar a cultura local da cidade que nasci e me criei a concorrer ao edital de culturas populares do governo do estado e ser contemplado. Sempre acompanhei o boi janeiro de D. Lindú e este ano tenho a oportunidade de estar bem mais próximo".

Marcos Paulo Silva (Proponente do Projeto)

"Pensar em manifestação cultural em Pojuca e Não falar do boi janeiro de D. Lindú, é não enxergar a identidade cultural de nossa cidade. O ano abre as portas para os festejos populares pojucano com esta belíssima festa onde reúne uma grande quantidade de moradores da cidade e de pessoas de outras cidades circunvizinhas para prestigiar este trabalho lindo que esta mulher realiza há décadas".

Vilmar França (Agente Cultural)