Notícias

11/02/2016 01:30

BaianaSystem atrai multidão em noite de encerramento do Carnaval do Pelô

BaianaSystem
Foto: Sidney Rocharte

O grupo baiano criado em 2009 por Russo Passapusso, Roberto Barreto e Marcelo Seco já é conhecido por seduzir multidões por onde passa, e durante o encerramento do Carnaval do Pelô, na noite de terça-feira, não foi diferente. Em seu terceiro ano consecutivo participando da folia no Pelourinho, o BaianaSystem comandou uma multidão de 10 mil foliões que não mantiveram os pés no chão durante nenhum momento do show, que foi o grande destaque da noite de despedida da festa.


"O Pelourinho é como a nossa casa, a gente se sente muito à vontade. Nossas temporadas aconteceram aqui e vir tocar no carnaval é como se fosse uma finalização da temporada", conta Robertinho, guitarrista da banda.


BaianaSystem, que chamou a atenção por trabalhar com ritmos periféricos e ter como referências musicais o dub jamaicano e o frevo elétrico, foi o único grupo brasileiro a entrar na trilha sonora do game ‘FIFA 16’, através da canção ‘Playsom’.


"O DNA do BaianaSystem é o trabalho dos DJ's. Eles produzem  o que a gente pensa, depois disso experimentam e constroem esse som que as pessoas lembram várias referências de muitos estilos", declara Barreto.


A criação de algo novo em cima da tradicional guitarra baiana, além do reggae e da música caribenha, trabalho característico da banda, fez o Pelourinho vibrar e o público entrar numa espécie de catarse a cada música entoada pelo cantor Russo Passassusso. O grupo deixa assim, mais uma vez, a sua marca no carnaval de Salvador, mostrando a força da musicalidade que foge ao que se considera habitual na folia carnavalesca.


CARNAVAL DA CULTURA


O Carnaval da Cultura 2016 é o carnaval da democracia e da diversidade, que leva para as ruas, durante todos os dias e circuitos da folia, a mistura de ritmos e gêneros musicais e, principalmente, a estética e a arte de diferentes artistas, grupos e entidades culturais da Bahia. São centenas de atrações e shows gratuitos de afoxé, samba, reggae, axé, pop, MPB, fanfarras e muito mais. É diversão garantida para todos os gostos e estilos no espaço público da rua para alegria do folião. O Carnaval da Cultura – uma realização da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – está organizado a partir de quatro programas: Carnaval do Pelô, Carnaval Ouro Negro, Carnaval Pipoca e Outros Carnavais. A programação completa de nossa festa está disponível nos sites www.cultura.ba.gov.br e www.carnaval.bahia.com.br.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.