22/03/2018 14:30

Samba e forró marcam a programação dos largos do Pelourinho

Clécia Queiroz/Foto: Uendel Galter

Samba de roda, partido alto e forró estão entre os ritmos que movimentam a última semana do mês de março nos largos do Pelourinho. As atrações recebem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, e mantém a animação e diversidade musical para o público. Em destaque, a tradicional feijoada de Alaíde do Feijão, um grande encontro de mestras sambadeiras mediado pela cantora Clécia Queiroz e ainda um Sarau com forrozeiros renomados.

Abrindo o fim de semana de festas, nesta sexta-feira (23) acontece o show do Samba Trator. O evento é aberto ao público e acontece a partir das 20h, no Largo Pedro Archanjo. Também na sexta, no mesmo horário, a banda La Fúria promove a Sexta do PÁ PÁ PÁ, no Largo Tereza Batista com ingresso promocional a R$ 10 até as 21h, após este horário custa R$ 40 (inteira) e R$ 20. Ainda na sexta, tem show da banda Frutos Tropicais e convidados, com músicas de sucesso da banda que marcaram os anos 90 e dos antigos carnavais. O show começa às 20h no Largo Quincas Berro D’água, com ingressos a R$ 10.

Alaide do Feijão/Foto: Rosilda Cruz

Já no Largo Pedro Archanjo tem o Sábado Black, com banda Samba do Pretinho e convidados, a partir das 20h. Ingressos R$ 10. Ainda no sábado, a banda Forró Cinto Grosso se apresenta a partir das 20h no Largo Quincas Berro D’água, aberto ao público.Sábado (24), a Quitanda do Saber de Alaíde do Feijão, uma das mais conhecidas quituteiras da Bahia, acontece das 12 às 21h no Largo Tereza Batista. Além da tradicional feijoada, o público vai curtir shows dos grupos Bambeia, Catadinho do Samba e Samba da Vizinha. Além disso, os blocos afro Ilê Aiyê e Olodum já estão confirmados entre as participações especiais. A camisa individual custa R$ 80 e a casadinha R$ 150.

Mulheres do Samba de Roda/Foto: Divulgação

No domingo (25), todos os eventos são abertos ao público. O projeto Circulando com Mulheres do Samba de Roda reúne treze mestras de maior referência do samba baiano em um encontro que conta com uma roda de conversa mediada pela cantora, dançarina, professora e pesquisadora baiana Clécia Queiroz, seguida de uma roda de samba. O evento, realizado pela SecultBA, acontece a partir das 10h, no Largo Tereza Batista. No Largo Quincas Berro d’Água, a partir das 16h, o som da vez é da banda Os Camaradas. Já no Largo Tereza Batista, às 17h, o autêntico forró nordestino ganha espaço com a apresentação do grupo Forró Passa Pé.

Val Macambira/Foto: Sidney Rocharte

O esquente para os festejos juninos continua com força na terça-feira (27), reunindo Targino Gondim, Zelito Miranda, Del Feliz, Val Macambira, entre outros forrozeiros, a partir das 18h30, no Largo Tereza Batista, para o Sarau do Badá – Edição Forró. Ingressos R$ 10. No Largo Pedro Archanjo, 20h, a Banda Caçamba Azul mantém a tradicional mistura dos ritmos com lambada, zouk e merengue. Entrada franca. Já no Largo Quincas Berro d’Água, às 20h, a banda Xibicada comanda uma noite repleta de samba. Ingresso 1kg de alimento não perecível.

Serviço/Shows

Samba Trator
Local: Largo Pedro Archanjo
Quando: 23 de março (sexta-feira) às 20h.
Ingresso: aberto ao público

Sexta do PAPAPA
Local: Largo Tereza Batista
Quando: 23 de março (sexta-feira) às 20h.
Ingresso: até 21h R$ 10 / após 21h R$ 20 (meia) e 40 (inteira)

Frutos Tropicais e convidados
Local: Largo Quincas Berro d’Água
Quando: 23 de março (sexta-feira) às 20h
Ingresso: aberto ao público

Quitanda do Saber – Alaíde do Feijão
Quando: 24 de março (sábado) das 12h às 21h
Ingresso: Camisas a R$ 80 e R$ 150

Sábado Black – Samba do Pretinho
Local: Largo Pedro Archanjo
Quando: 24 de março (sábado) às 20h.
Ingresso: R$ 10

Forró Cinto Grosso
Local: Largo Quincas Berro D’água
Quando: 24 de março (sábado) 20h