03/04/2018 15:40

Documentário sobre pianista soteropolitana Celice Silveira realiza curta temporada na Sala Walter da Silveira

Foto: Bira Freitas

Como uma família negro-mestiça de Salvador dos anos 1930 formou uma pianista? A biografia em longa metragem Celice – Histórias e Canções de uma Mestra Pianista busca responder em linguagem poética e abordagem histórica a esta pergunta. O filme, produzido com apoio do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, estará em cartaz na Sala Walter da Silveira entre 06 e 08 de abril (sexta a domingo), sempre às 17h. A sessão de sábado (07) será especial em comemoração aos 88 anos da mestra, e acontecerá uma roda de conversa sobre o filme com a presença da protagonista e da diretora.

O filme traz a biografia histórica de uma soteropolitana negro-mestiça, octogenária, pianista e professora de piano ainda atuante na cidade. A sua história de vida ajuda a contar aspectos históricos de Salvador do século XX. Em tom narrativo, a trama é contada em primeira pessoa pela filha da pianista, a diretora e historiadora Wayra Silveira.

O roteiro aborda não somente aspectos da grande história do estado e do país entre os anos 1930 e 1980, mas também os desafios e estratégias de uma família negra na pós-abolição na Bahia, elementos do cotidiano de Salvador, questões sobre o ensino de música na cidade a partir da criação do Conservatório de Música em 1897 (depois chamado Instituto de Música da Bahia), a vida da classe média operária após a descoberta do petróleo no Recôncavo Baiano, e a ancestralidade e poesia do bairro de Itapuã, tudo isso a partir da biografia de Celice, 88 anos, pianista desde os seis anos e professora de piano desde os 20.

No filme os desconhecidos surgem como os protagonistas, comprovando que, quanto menos o personagem se situa entre os grandes nomes da história, mais rica pode ser a narrativa da sua biografia, no exercício para identificar a figura no seu meio. A protagonista desta obra tem um trabalho silencioso e persistente de quase 70 anos no ensino de música na cidade do Salvador. Este filme conta esta micro-história, única e ao mesmo tempo representativa da coletividade.

Celice – Histórias e Canções de uma Mestra Pianista é um relato interpretativo da historiadora Wayra Silveira, estreante como diretora de documentários, realizado a partir de fontes orais, bibliográficas e documentais, do acervo familiar e de bibliotecas e arquivos públicos. Financiado por recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia através do Edital Culturas Populares coordenado pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias/SecultBA, o filme conta ainda com o apoio da DIMAS/FUNCEB e do IRDEB.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br