30/07/2019 16:20

SecultBA realiza ato simbólico para criação da Casa da Cultura do Idoso

Foto: Lucas Rosário

Com o objetivo de fomentar políticas culturais voltadas para terceira idade, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio do Centro de Cultura Populares e Identitárias (CCPI)  e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural  do Estado da Bahia (IPAC), cria a Casa da Cultura do  Idoso.  A iniciativa, que cumpre as leis nº 12.365/2011 e 8.842/1994 (Política estadual de cultura e Política Nacional do Idoso respectivamente), vai oferecer oficinas de dança, teatro e artesanato para idosos, além de proporcionar a participação em manifestações populares, como o Terno de Reis e o Samba de Roda.

A criação do espaço foi marcada por um ato simbólico que ocorreu nesta terça-feira (30), no gabinete da SecultBA, com assinatura do termo de compromisso pela secretária estadual de cultura, Arany Santana, o diretor do CCPI, André Reis, e o chefe de gabinete do IPAC, Ackermann Leal. “Esta é uma demanda que precisávamos atender, e agradeço muito ao CCPI por ter tomado esta frente e ao IPAC pela rápida disponibilidade”, registrou a secretária.

Presente na cerimônia, a deputada federal e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara, Lídice da Matta, assinou como testemunha do ato. A deputada destacou que o Governo do Estado tem incentivado diversas ações para o segmento e que este ano acontecem as Conferências Municipais e a Conferência Nacional do Idoso.

s
Foto: Lucas Rosário

Também participaram do ato o diretor da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo; o artista plástico Joaquim Assis e as professoras Nilsa Bomfim e Antônia Maria de Almeida, representantes do grupo da terceira idade Eterna Juventude. Com um trabalho de mais de 20 anos acolhendo pessoas idosas de diversos bairros de Salvador, Joaquim se emocionou com a iniciativa da SecultBA. “Esta Casa de Cultura é a oportunidade de trazer os idosos como protagonistas da arte, mostrando à sociedade que eles têm potencial e ainda rendem, dando uma lição do que é viver”, declara.

Para o diretor do CCPI, André Reis, “a iniciativa de criar este espaço é uma demanda necessária e neste caso no Pelourinho, iremos desenvolver ações voltadas para as culturas populares, como o resgate do terno de Reis e do Samba de Roda”, explica. A inauguração oficial do espaço, na Casa 28, imóvel do IPAC localizado no Largo Quincas Berro d’Água, está prevista para outubro.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQ+, infância e idosos. Coordena a programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.

Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) - Autarquia do Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Cultura (SecultBA), o IPAC coordena atualmente a proteção de 186 bens culturais na Bahia, sendo 100 em caráter definitivo e dois perímetros urbanos. Em 2017 o IPAC completará 50 anos de serviços prestados à história, à memória e à sociedade da Bahia, sendo referência no Brasil como órgão pioneiro no país em defesa dos bens culturais materiais e imateriais.