16/08/2019 11:30

Oficina de elaboração de projetos integra programação do Dia Municipal da Capoeira em Coité

Foto: Paula Fróes

Nos dias 17 e 18 de agosto, a cidade de Coité recebe diversas ações para comemorar o Dia Municipal da Capoeira. A convite da Prefeitura do município, o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), participa da programação, promovendo uma oficina de elaboração de projetos ministrada pelo diretor André Reis.

“Momentos como este são importante para o fortalecimento da identidade dos povos, bem como para a possibilidade de implementação de políticas públicas para a tramitação de saberes e salvaguarda”, afirma Reis.

A noite de abertura, sábado (17), a partir das 18h, será movimentada por Roda de Capoeira e Samba de Roda, no Largo da Cultura. No domingo (18), a programação tem início às 8h30, com apresentação da Orquestra de Berimbau e uma manhã de oficinas: história e cantos de capoeira; maculelê; toques de berimbau. Os oficineiros serão mestre Samurai, contramestre Ponteiro e os professores Luciano e Panter.

Às 13h, terá início a oficina ministrada pelo CCPI, Elaboração de Projetos para Editais voltados às culturas populares e identitárias. A programação se encerra às 19h.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQ+, infância e idosos. Coordena a programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.