22/08/2019 10:50

I Encontro de Zambiapungas é realizado no Território Baixo Sul

Zambiapungas / Foto: Francisco Moreira

Como parte das celebrações de agosto mês dedicado as manifestações populares, o Território do Baixo Sul celebra o Primeiro Encontro dos Mestres, Grupos de Zambiapungas e Caretas, manifestação reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do estado da Bahia desde 2018. A ação acontece no próximo dia 24 de agosto, com muitos debates, palestras e exposições, das 9h às 18h, no Centro de Cultura do Município de Nilo Peçanha. Além disso, cortejos pelas principais ruas da cidade. O Centro de Culturas Populares e Identitárias - CCPI, vinculado a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, estará presente no evento.

A coordenadora de culturas populares e identitárias do CCPI, Cassi Ladi Coutinho, e Sue Ribeiro, técnica de culturas populares, comporão a mesa do evento, abordando a importância do fomento, da proteção, promoção e criação de políticas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade no estado da Bahia.

Reunindo aspectos culturais e religiosos oriundos do continente africano, a manifestação dos Zambiapungas traz elementos específicos dos povos de língua Banto. Na tradição os grupos saem pelas ruas durante a madrugada na véspera do dia de finados, trajando vestes e máscaras coloridas, dançando e tocando instrumentos, despertando a população. No estado, a manifestação ocorre em especial no Território do Baixo Sul nas cidades de Boipeba, Taperoá, Cairú, Valença e Nilo Peçanha.

Em 2017, o Conselho Estadual de Cultura através da Câmara de Patrimônio, aprovou por unanimidade um parecer técnico elaborado pelo conselheiro e membro da câmara Mateus Torres, com o pedido da inscrição da manifestação através da leitura do Dossiê de Pesquisa apresentado pelo (IPAC).

Zambiapungas e Caretas do Baixo Sul - A manifestação compõe de grupos de homens e mulheres mascarados com roupas de seda, multicoloridas, portando chapéus em forma de cones que desfilam na madrugada do dia primeiro de novembro, convidando a população a participarem da festa. Com registro de vestígios anteriores ao século XVII, a manifestação cultural dos Caretas e Zambiapungas do Baixo Sul da Bahia se apresenta como um dos grupos culturais mais antigos do mundo ocidental. A palavra Zambiapunga vem de Zambiapombo, Nzambi Mpungu, Zambi e Nzambi, originárias dos povos Bantu, de onde veio também a tradição do candomblé da nação Angola na Bahia.

Mês da Cultura Popular - Durante o mês de agosto a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) homenageia as manifestações populares, com uma programação especial que traz ao público conhecimento das ricas e diversificadas expressões culturais do povo baiano.