Notícias

09/09/2019 17:20

Editais do FCBA contemplam as culturas populares e identitárias

s
Foto: Arquivo

O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura da Bahia, abriu nesta segunda-feira (09) as inscrições para os Editais Setoriais do Fundo de Cultura do Estado da Bahia 2019. São 19 categorias, nas quais os interessados podem inscrever-se até 08 de outubro. Dentre estes, estão três editais voltados para as Culturas Populares (modalidades Padrão, simplificado e capoeira), e o edital de Culturas Identitárias. A execução é do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI/SecultBA).

O edital de Culturas Populares tem por objetivo apoiar financeiramente propostas voltadas à preservação, circulação e registro da diversidade cultural existente na Bahia. Dentre os exemplos, suporte a manifestações, incluindo aquisição de indumentárias, vestuário, adereços, instrumentos musicais; apresentação, circulação e registro das manifestações culturais; transmissão de conhecimentos e formação de jovens; livros e cartilhas; gravação de CD e DVD; criação de acervo; festas populares, artesanato e expressões artísticas (música, dança, teatro, artes visuais); medicina e culinária popular; oficinas, seminários, encontros e festivais, entre outros. Confira o edital de Culturas Populares - Padrão.

A modalidade simplificada do edital de culturas populares tem como diferencial a maior facilidade na apresentação das propostas, que pode ser feita em meio impresso através do preenchimento do Roteiro de apresentação de propostas, ou através de gravação em áudio ou vídeo, respondendo ao roteiro. A categoria visa selecionar propostas culturais protagonizadas por mestres, grupos e instituições que visem o fortalecimento das manifestações tradicionais populares. Confira o edital de Culturas Populares - Simplificado.

 s

Foto: Rebeca Carapia

Fomentar propostas de valorização da Capoeira, visando ao seu reconhecimento, fortalecimento, preservação da memória e difusão no estado da Bahia, é o objetivo da terceira categoria na área de culturas populares. Confira aqui o edital de Culturas Populares - Capoeira.

As inscrições também estão abertas para o edital de Culturas Identitárias, voltado para propostas que tenham por objetivo a preservação e a promoção das culturas identitárias, afrobrasileiras, ciganas, indígenas, LGBTQ+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Queers), sertanejas, de gênero e etária (infância, juventude e idoso). Confira o edital de Cultura Identitárias.

Podem participar pessoas jurídicas de direito privado que tenham entre suas finalidades legais o exercício de atividades na área cultural; associações, fundações, sociedades simples, empresariais e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli); pessoas físicas maiores de 18 anos; microempreendedores individuais (MEI); e cooperativas, grupos e coletivos culturais. O candidato precisa comprovar residência na Bahia há, pelo menos, três anos. Mais informações a respeito dos editais setoriais de cultura estão disponíveis no site da SecultBA.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.