Notícias

23/10/2019 12:00

Juazeiro sedia debates com povos e comunidades tradicionais


x

O município de Juazeiro, no território Sertão do São Francisco, sedia nesta quarta (23) e quinta (24), a reunião ordinária da Comissão Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT), instância vinculada à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi). O evento é uma estratégia de interiorização dos debates e políticas públicas que envolvem os segmentos tradicionais da Bahia, de diálogo com as populações locais e construção de ações conjuntas entre Governo do Estado e a sociedade civil. 

O encontro foi aberto na manhã desta quarta (23), no Hotel Rapport, pela presidente do colegiado, a secretária da Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi), Fabya Reis. Estão previstos relatos de experiências, além de visitas a comunidades dos segmentos de terreiro, fundo de pasto e quilombola da região. Na pauta haverá, ainda, roda de diálogo sobre temas relativos à segurança alimentar e nutricional.

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) tem assento com a participação do diretor do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), André Reis. “A Secult, por meio do CCPI, possui uma política voltada aos povos e comunidades tradicionais e é fundamental que possamos debater e buscar soluções para as demandas apresentadas por essas populações”, informou Reis.

A Comissão Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT) é uma instância colegiada, de caráter deliberativo, com a finalidade de coordenar a elaboração e implementação da Política e do Plano Estadual de Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia. O grupo é formado por 18 representantes da sociedade civil dos seguintes segmentos: indígenas, terreiros, marisqueiras e pescadores, fundos e fechos de pasto, geraizeiros, quilombolas, ciganos e extrativistas, sendo composto também pelo poder público, em igual número.

O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQ+, infância e idosos. Coordena o projeto Pelourinho Cultural, responsável pela programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.