09/08/2021 12:00

#LeiAldirBlanc – Oficina Instrumental Construtiva online destaca tradições afro-brasileiras

e

No intuito de proporcionar conhecimento sobre a história e utilização dos instrumentos das tradições ancestrais e identitárias afro-brasileiras, a Associação Beneficente Sob os Olhos de Mãe Caetana convida a todos para a “Oficina Instrumental Construtiva: Elementos artísticos de matriz africana”. As videoaulas estarão disponíveis partir desta terça-feira, dia 10, através do canal do YouTube “Mãe Caetana Comunica” (https://www.youtube.com/channel/UC2ZtCUOnMUPMxnz4nzMuCYg). O projeto contará com a presença de ilustres Mestres como Alagbê Vitor da Trindade, Mestre Bel, Mestre Cabelo e Otun Alagbê Ueslei Cruz (Totó), ensinando instrumentos como berimbau, caxixi e atabaques.

A iniciativa foi contemplado pelo Prêmio Emília Biancardi, por meio de apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

O projeto traz a história, música e musicalidade dos Ogans e dos Mestres de Capoeira, raízes das quais nasceram a Música Popular Brasileira, antiga, moderna, contemporânea e do futuro. A oficina colabora também, na desmistificação da religião dos Orixás e da prática ancestral da Capoeira, contando um diálogo a partir da perspectiva de Alagbê,  focando tanto nos iniciantes e iniciados, como naqueles que são estudiosos do Candomblé, ou simpatizantes.

Internacionalizar a cultura brasileira a partir de projetos de tradições identitárias é material de grande apoio na construção curricular das ações tendo em vista a ampla aplicação à Lei 10.639 de 2003 que define a obrigação do ensino das culturas negras e indígenas nas escolas.

Programa Aldir Blanc Bahia - Criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, o Programa Aldir Blanc Bahia (PABB) visa cumprir os incisos I e III da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e suas regulamentações federal e estadual. As ações são: a transferência da renda emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, e a realização de chamadas públicas e concessão de prêmios. O PABB tem execução pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, geridas por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias; e as suas unidades vinculadas: Fundação Cultural do Estado.

Oficina Instrumental
Quando: 10 de agosto de 2021
Onde: Canal no YouTube “Mãe Caetana Comunica” (https://www.youtube.com/channel/UC2ZtCUOnMUPMxnz4nzMuCYg).