Notícias

30/10/2018 14:10

Orquestra Reggae de Cachoeira homenageia Os Tincoãs em apresentação gratuita no Pelourinho

s
Foto: Divulgação

A Orquestra Reggae de Cachoeira fará apresentação única no Mês da Consciência Negra homenageando o grupo cachoeirano Os Tincoãs. O show é gratuito e acontecerá no sábado (3/11), no Largo Tereza Batista - Pelourinho, a partir das 20h30. O projeto foi contemplado do Edital Setorial de Apoio a Grupos e Coletivos Culturais da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa).

O repertório do show é inédito contando com adaptações de grandes nomes da música brasileira, numa demonstração da afirmação da identidade cultural “que nos engrandece e nos faz ver o quanto podemos aprender com ela”, diz o maestro Flávio Santos.


Dentre os principais nomes estão Moacir Santos, Gilberto Gil, Gerônimo e em especial, Os Tincoãs o grande homenageado. “São músicas que ressaltam elementos da nossa ancestralidade africana, a apresentação da ORC pretende traduzir a perfeita harmonia vocal do grupo para o instrumental”, conclui o Maestro.

Ano passado, a ORC iniciou um projeto de adaptação de músicas de ancestralidade africana para o estilo reggae e ao longo do ano, foram realizados encontros para a produção criativa de arranjos que trouxesse a musicalidade cachoeirana.


Trajetória - Grandes nomes da música baiana passaram pela ORC a exemplo de Gabi Guedes, Fabrício Mota e Mateus Aleluia. Na Roda de Conversa com Mateus Aleluia foi apresentado um passeio na história da música brasileira, destacando a participação da cidade de Cachoeira no protagonismo do grupo Os Tincoãs. “O gripo desperta ao longo de décadas a curiosidade de pesquisadores, estudiosos e novos artistas, influenciados pelo legado do trio sonoro”, comenta Flávio Santos.


A Orquestra foi fundada em julho de 2012 e é formada por crianças e jovens que residem na cidade de Cachoeira. Todos eles possuem formação musical diferenciada, o que agrega um caráter social ao projeto.

Considerada como primeira Orquestra de Reggae do Recôncavo, teve seu projeto idealizado pelo presidente da Filarmônica Lyra Ceciliana, que sugeriu ao maestro Flávio Santos que formasse um grupo de instrumental unindo a filarmônica com o reggae.

Serviço:
Orquestra Reggae de Cachoeira homenageia Os Tincoãs
Quando: 3 de novembro de 2018, às 20h30
Onde: Largo Tereza Batista, Pelourinho
Gratuito
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.